A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp, contratada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, contrato nº 2876/22 processo nº 23089.032142/2022-22, com o objetivo de apoiar o projeto “FINEP (2876-22) - Produção de oleogéis a partir de matrizes biopoliméricas (FOODTECHS)”, torna pública a abertura de inscrições destinadas a selecionar bolsista(s) para apoio técnico ao referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
|
Função |
Código
da Vaga |
Regime
das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade
mínima |
Quantidade
de Vagas |
Valor
Mensal Bruto (R$) |
Duração
do contrato |
|
Bolsista de iniciação científica |
INIC_CIE |
PRESENCIAL |
Desenvolvimento de
aerogéis por secagem supercrítica; Leitura e estudo
de literatura científica relevante para o desenvolvimento do projeto de
pesquisa; Realizar
levantamento de materiais e/ou reagentes para execução das tarefas, Registro dos dados
experimentais em cadernos de laboratório e planilhas de Excel; Elaboração de
relatórios parciais e final das atividades desenvolvidas durante o
período da bolsa; Colaboração com a
equipe do laboratório, respeitando as normas de segurança, ética e boas
práticas científicas; Cumprimento da
carga horária semanal estabelecida para as atividades de pesquisa; Zelo pelos
materiais e equipamentos do laboratório, contribuindo para a manutenção da
infraestrutura de pesquisa. |
Graduação em andamento |
1 (uma) |
R$ 896,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
1.1.1. Tenham graduação em andamento, preferencialmente em Engenharia Química.
1.1.2. Desejável que tenha experiência acadêmica e/ou prática em laboratório de pesquisa.
1.1.3. Não sejam militares, servidores ou
empregados públicos, integrantes do quadro permanente de pessoal da
administração Pública Direta ou Indireta.
1.2. São atribuições da(os)
bolsistas:
1.2.1. Desenvolvimento de aerogéis por secagem
supercrítica;
1.2.2. Leitura e estudo de literatura
científica relevante para o desenvolvimento do projeto de pesquisa;
1.2.3. Realizar levantamento de materiais
e/ou reagentes para execução das tarefas,
1.2.4. Registro dos dados
experimentais em cadernos de laboratório e planilhas de Excel;
1.2.5. Elaboração de relatórios parciais e
final das atividades desenvolvidas durante o período da bolsa;
1.2.6. Colaboração com a equipe do
laboratório, respeitando as normas de segurança, ética e boas práticas
científicas; 1.2.7. Cumprimento da carga horária semanal estabelecida para
as atividades de pesquisa;
1.2.8. Zelo pelos materiais e equipamentos
do laboratório, contribuindo para a manutenção da infraestrutura de pesquisa.
1.3. Será
disponibilizada 1 (uma) vaga.
2.
DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO/REGIME
DAS ATIVIDADES
2.1. Para o desenvolvimento das atividades previstas o (a) bolsista deverá dedicar
08 (oito) horas semanais.
2.2. As atividades deverão ser realizadas de
forma presencial no laboratório de pesquisa.
3.DAS INSCRIÇÕES
3.1. Antes de realizar a inscrição, o(a)
interessado(a) em participar do processo seletivo, que recebe bolsa por outra instituição,
deverá:
3.1.1. Verificar junto à referida
instituição, a possibilidade de acúmulo de bolsas.
3.1.2. Certificar-se de ter disponibilidade
de horário para exercício da função, conforme estipulado na cláusula 2. DA
DEDICAÇÃO AO PROJETO/REGIME DAS ATIVIDADES.
3.2. O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 03/07/2025
e as 23h59min do dia 10/07/2025.
Somente serão consideradas válidas, as candidaturas recebidas até o horário
estipulado (23h59min).
3.2.1. Para efetivar a inscrição será necessário
o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para pveggi@unifesp.br,
de comprovante de escolaridade, currículo lates e/ou
vitae e carta de intenção
com até 2 páginas, em
que se apresente a experiência desejável para
a vaga (todos os documentos deverão ser enviados em pdf).
3.2.1.1. A carta de manifestação de
interesse na vaga deve estar assinada pelo(a) candidato(a), podendo ser
digitalizada ou manuscrita.
3.2.1.2. Não serão disponibilizados modelos
para a carta de manifestação de interesse na vaga, ficando a critério do(a)
candidato(a) a adoção de formato e conteúdo que entender cabíveis.
3.2.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o NÚMERO
DESTE EDITAL (085/2025)
e o CÓDIGO DA VAGA.
3.3. A não
apresentação da documentação exigida poderá ser motivo de desclassificação dos
candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
4.1. Será
atribuída, conforme especificado:
4.1.1. Bolsista de Iniciação científica - INIC_CIE
4.1.2. 1 (uma) bolsa
mensal no valor de R$ 896,00 (oitocentos e noventa e seis reais), conforme a previsão
orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses, correspondente
ao período de 01/08/2025 a 31/07/2026.
4.2. Poderão ser aprovados candidatos em
número superior às vagas disponibilizadas, os quais comporão cadastro de
suplência e poderão ser chamados, de acordo com a ordem de classificação no
processo seletivo, em caso de desistência do(a) primeiro(a) colocado(a).
4.3. O início das atividades/contratação
ficará condicionado à liberação do recurso financeiro por parte do financiador
do Projeto.
4.4. A contratação/início das atividades
ficará condicionada à liberação do recurso financeiro e à aprovação, por parte
do financiador do Projeto (FINEP).
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedada a contratação de bolsista,
bem como o pagamento da bolsa prevista neste edital, a candidato selecionado,
de nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil
(permanente ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de
validade vencido, por ser o mesmo de exigência obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7.DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
|
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período |
|
|
1ª fase |
Análise curricular |
Classificatória e eliminatória |
11/07/2025 |
|
2ª fase |
Convocação para Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
14/07/2025 |
|
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
15/07/2025 |
|
4ª fase |
Resultado preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
16/07/2025 |
|
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
Primeiro dia útil após a data de divulgação do
resultado preliminar: 17/07/2025 |
|
6ª fase |
Resultado pós recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
18/07/2025 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze)
meses, contados a partir da data de publicação deste Edital.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.4. As
atividades terão início em 01/08/2025 e término em 31/07/2026, condicionado
à liberação do recurso financeiro por parte do financiador do Projeto.
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO FINEP
(2876-22) - Produção de oleogéis a partir de matrizes biopoliméricas
(FOODTECHS) “EDITAL Nº 085/2025”.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, o(a) candidato(a)
aprovado(a), deverá providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para o e-mail do Projeto:pveggi@unifesp.br
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
9.4.1. A solicitação da carta deverá ser
enviada para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br,
acompanhada de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço atualizado.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa é destinada exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste
Edital, em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados
Pessoais e as determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a
matéria, em especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as
demais normas aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos:
Bolsista de iniciação científica – INIC_CIE
TITULAR
CAMILLE GOMES DOS SANTOS
SUPLENTE
BIANCA BENDINELLI FERNANDEZ
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsista(s):
Bolsista de iniciação científica –
INIC_CIE
TITULAR
CAMILLE GOMES DOS SANTOS
SUPLENTE
BIANCA BENDINELLI FERNANDEZ
NÃO COMPARECEU À ENTREVISTA
ANA PAULA DIAS SILVA
Convocamos os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase
de entrevistas que será realizada no dia 15/07/2025, nos horários
especificados.
As entrevistas serão realizadas por vídeo conferência,
através da plataforma Google Meet:
Link da videochamada:
https://meet.google.com/fhn-fiwi-hqe
14h00min - CAMILLE GOMES DOS SANTOS
Link da videochamada: https://meet.google.com/fkq-weea-wvv
14h30min - ANA PAULA DIAS SILVA
Link da videochamada: https://meet.google.com/ufa-hjkw-fva
15h00min - BIANCA BENDINELLI FERNANDEZ